• Marco referencial para a Primeira Infância em Fé e Alegria Internacional

    Acesse o arquivo aqui

    • Resumo: Referencial para o trabalho com a primeira infância (gestação aos 6 anos) em Fé e Alegria, orientando o cuidado, atenção e estímulo, e definindo competências para crianças e educadores.
    • Autor: Autores múltiplos
    • Publicação: 2024
  • Para cantar, rezar e esperançar (Álbum Musical) Vol. 2

    Acesse o arquivo aqui

    • Resumo: Coletânea musical de Pe. Francys Adão criada para apoiar a Fundação Fé e Alegria, com sete músicas distribuídas gratuitamente e inspiradas na espiritualidade inaciana.
    • Autor: Pe. Francys Adão, SJ.
    • Publicação: 2022
  • Para cantar, rezar e esperançar (Álbum Musical) Vol. 1

    Acesse o arquivo aqui

    • Resumo: Coletânea musical lançada por Pe. Francys Adão em apoio às crianças de Fé e Alegria, com seis faixas gratuitas que promovem esperança e solidariedade.
    • Autor: Pe. Francys Adão, SJ.
    • Publicação: 2021
  • Entre Curvas e Nós: O Sonho de Neydjina e Davu

    Acesse o arquivo aqui

    • Resumo: Livro infantil ilustrado que narra a história de Neydjina e Davu, dois amigos que frequentam a creche e descobrem o mundo juntos. A obra aborda a importância da primeira infância e da educação popular.
    • Autor: Ayla Rangel Dutra; Daiene Rayssa Santos Cavalcanti;
    • Publicação: 2025
  • Pedagogia da inclusão: Gestão pedagógica para equipes diretivas

    Acesse o arquivo aqui

    • Resumo: Aborda a pedagogia da inclusão e a gestão pedagógica para equipes diretivas, focando na construção de laços sociais e vínculos pedagógicos significativos em contextos de exclusão social.
    • Autor: Silvia Finocchio; Martín Legarralde;
    • Publicação: 2009
  • Os princípios que orientam nossas práticas desafios e dilemas

    Acesse o arquivo aqui Os princípios que orientam nossas práticas desafios e dilemas

    • Resumo: Reflexão sobre os princípios (justiça social, solidariedade, promoção da pessoa e autonomia) que guiam a prática diretiva em escolas de Fé e Alegria, abordando dilemas e desafios da gestão em contextos de pobreza.
    • Autor: Mariana Rossi; Cristina Allevato;
    • Publicação: 2009
  • O papel do diretor

    Acesse o arquivo aqui

    • Resumo: O livro de Liliana Jabif, parte da coleção "Formação de diretores" da Fé e Alegria, discute o novo papel do diretor escolar em contextos de pobreza na América Latina, focando nas competências necessárias para a gestão pedagógica e liderança institucional.
    • Autor: Liliana Jabif
    • Publicação: 2008
  • Gestão Institucional

    Acesse o arquivo aqui

    • Resumo: Análise da gestão institucional, abordando a complexidade da escola como organização formal, a importância da confiança, a gestão de conflitos e a liderança. Discute a escola e seu contexto, a autonomia e o papel do Estado.
    • Autor: Cristina Carriego
    • Publicação: 2008
  • Escola e contexto social na América Latina: Quando a globalização chega à sala de aula

    Acesse o arquivo aqui

    • Resumo: Análise da crescente distância entre a escola e o contexto social na América Latina, explorando como fenômenos como a globalização, a pobreza e as migrações afetam a sala de aula e a relação entre docentes e alunos.
    • Autor: Néstor López; Melina Caderosso; Vanessa D’Alessandre.
    • Publicação: 2008
  • A formação de diretores: Compreender sua atuação para transformar suas práticas

    Acesse o arquivo aqui

    • Resumo: Obra sobre a formação de diretores na perspectiva da Educação Popular, abordando os desafios e as práticas para uma gestão transformadora em contextos de vulnerabilidade social.
    • Autor: Silvana Gyssels
    • Publicação: 2008
  • Decretos Congregação Geral XXXII

    Acesse o arquivo aqui

    • Resumo: Decreto da 32ª Congregação Geral da Companhia de Jesus sobre a missão de promover a justiça como exigência do serviço da fé no mundo atual.
    • Autor: Autores múltiplos
    • Publicação: 1975
  • Discurso do Padre Geral na Reunião Anual de Secretários Sociais e Líderes da GIAN

    Acesse o arquivo aqui

    • Resumo: Discurso do Padre Geral Arturo Sosa sobre justiça social, ecologia integral e fortalecimento do apostolado social na missão da Companhia de Jesus.
    • Autor: P. Arturo Sosa, SJ
    • Publicação: 2025
  • Plano Apostólico da Província do Brasil 2022 - 2026

    Acesse o arquivo aqui

    • Resumo: Documento que orienta a missão, prioridades e diretrizes da Companhia de Jesus no Brasil para o próximo período, em comunhão com as Preferências Apostólicas Universais.
    • Autor: Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ
    • Publicação: 2021
  • Plano Global de Prioridades Federativas (PGPF) 2021–2025

    Acesse o arquivo aqui

    • Resumo: Documento estratégico que define as prioridades, eixos e políticas do Movimento Fé e Alegria para o período 2021–2025, orientando sua missão global em educação popular e transformação social.
    • Autor: Autores múltiplos
    • Publicação: 2020
  • Credo Pedagógico da Educação Infantil: Proposta Pedagógica da Educação Popular para as Infâncias

    Acesse o arquivo aqui

    • Resumo: Documento orientador da Fundação Fé e Alegria que propõe uma educação popular integral e inaciana para a infância, voltada à formação de sujeitos críticos, autônomos e comprometidos com a transformação social.
    • Autor: Autores Múltiplos
    • Publicação: 2021
  • Proposta Educativa Fé e Alegria 2009

    Acesse o arquivo aqui.

    • Resumo: Sistematiza a missão, princípios e diretrizes da Educação Popular de Fé e Alegria, orientando ações pedagógicas e sociais para a emancipação e transformação humana.
    • Autor: Autores múltiplos
    • Publicação: 2009
  • Caderno Pedagógico: Experiências de Ecologia Integral e Educação Popular

    Acessar arquivo

    • Resumo: Este caderno pedagógico une Ecologia Integral e Educação Popular. Destina-se a educadores e propõe 5 roteiros práticos para criar objetos (brinquedos, jardins) com materiais recicláveis, fomentando a sustentabilidade e o pensamento crítico.
    • Autor: Autores múltiplos
    • Publicação: 2025
  • Guia de trabalho n.º 3 - A necessidade de trabalhar em rede nestas novas fronteiras da educação popular

    Autores múltiplos: Wendy Pérez Sánchez; Yénifer López Ramos; Mara Romero Alegre. Recurso disponível em: Download - Português

    • Resumo: Promover o trabalho em rede entre educadores, educadoras e, entre países, a partir da reflexão das características, valores e oportunidades desta forma de atuar, bem como dos desafios que ele implica.
    • Autor: Autores múltiplos
    • Publicação: 2021
  • Guia de trabalho n.º 2 - O papel do/a nas novas fronteiras da educação popular no século XXI

    Autores múltiplos: Jaime Benjumea; Gehiomara Cedeño; Maximiliano Koch S.J.; Alfred Kiteso S.J. Recurso disponível em: Download - Português

    • Resumo: Reconstruir o papel que como educadores/as temos diante dos desafios colocados à educação popular nas novas fronteiras do século XXI avaliando nossas práticas educacionais.
    • Autor: Autores múltiplos
    • Publicação: 2021
  • Guia de Trabalho n.º 1 - Desafios e novas fronteiras da educação popular no século XXI

    Autores múltiplos: Wendy Pérez Sánchez; Yénifer López Ramos; Mara Romero Alegre. Recurso disponível em: Download - Português

    • Resumo: Promover o trabalho em rede entre educadores, educadoras e, entre países, a partir da reflexão das características, valores e oportunidades desta forma de atuar, bem como dos desafios que ele implica.
    • Autor: Autores múltiplos
    • Publicação: 2021
Resultados 1 - 20 de 24